segunda-feira, 22 de agosto de 2011

REGRESSÃO: UMA PRÁTICA PERIGOSA

REGRESSA: UMA PRÁTICA PERIGOSA
Precisamos esclarecer alguns pontos quando falamos de religião e saúde mental.
O primeiro deles é que, o ministro de religião não pode de maneira alguma, ultrapassar o seu limite do campo religioso, e entrar no campo clínico a ponto de receitar algum tipo de medicamento,a menos é claro que ele tenha a devida formação acadêmica e esteja em local adequado para isso.
Segundo: o ministro religioso não deve usar de práticas psicoterapêuticas como alguns erroneamente tem usado a prática da regressão psicológica. Primeiramente, é preciso ficar bem claro que a regressão é prática psicoterapêutica e não um meio espiritual de libertação.       

SUA ORIGEM : De forma simples, pode se dizer que a prática da regressão, como terapia, nada mais é do que evocar sentimentos, traumas, tensões, que ficam retidos no inconsciente.A explicação para isso é que, a cada experiência forte por que passamos (traumas, perdas, tensões) despendemos energia (libido), mas em função do mecanismo de defesa denominado por Freud de repressão ser acionado, essa energia é retida.É justamente para evitar que esses sentimentos venham a público de forma irracional e descontrolada que a regressão é praticada, para digamos que dá alívio às tensões, mas de forma controlada e orientada.Por isso mesmo, que ninguém tem o direito de fazer desse momento delicado por que passa uma pessoa, uma experiência religiosa ou algum tipo de teste de espiritualidade. Associar esse tipo de sentimentos retidos com o pecado do qual precisamos nos libertar é um erro grotesco, imaturo e infantil. Freud deu início a esse tipo de terapia através da hipnose, onde o paciente, uma vez inconsciente, é conduzido a uma viagem insólita e extremamente perigosa ao seu passado, perigosa porque, quando lidamos com a mente humana, estamos lidando com um campo absolutamente misterioso. Um dos riscos permanentes da regressão feita por pessoas que, cientificamente falando não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, é que a pessoa regredida pode ficar “presa” ao passado e não querer nem poder retornar mais ao presente, digo isso porque já ocorreram tais fatos. Isso posto, o pai da psicanálise passou a utilizar um método diferente e menos perigoso, Freud começou a chamada regressão consciente, essa por sua vez teve resultados mais eficientes e satisfatório. A regressão, tanto inconsciente quanto consciente, é prática puramente psicoterapêutica e só deve ser feita por profissionais da área. Nenhum neófito deve se atrever a fazê-la nem associá-la ao pecado. Ora se  Freud o pai da psicanálise, o descobridor da regressão, se recusou a dar continuidade a essa prática visto o risco que levaria a seus pacientes, será um ato de pura irresponsabilidade de qualquer ministro religioso brincar com o que não conhece e fazer das pessoas cobaias, em seus complicados brinquedos espirituais. Tais pessoas deveriam ser responsabilizadas e punidas por todos os danos psíquicos que possa vir a causar.

CONCLUSÃO e ESCLARECIMENTO: Traumas devem ser tratados sim, mas com psicoterapeutas, psicólogos formados, que sabem o que estão fazendo porque estudaram e se prepararam para isso. Nossos pecados já foram perdoados por Jesus cristo nosso advogado 1 João2v1, e o sangue de Jesus basta na nossa vida 1 João 1v7, meus queridos irmão ao verem alguém utilizando-se dessa prática retire-se imediatamente,pois por mais que pareçam pessoas de Deus, são verdadeiros lobos disfarçados de ovelhas conforme disse o próprio Jesus em Mt 7 v 15-21. Esta advertência de Jesus sobre os falsos profetas, utilizando-se das figuras ovelhas e lobos e árvores boas e más, certamente não nos autoriza a fazermos juízos temerários,preconceituosos e aleatórios sobre alguém. Mas por outro lado, não devemos ser uns tolos facilmente enganados, no evangelho de João capítulo 7 versículo 24 diz, Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. Cuidado, nem todo mundo que fala em nome de Deus está falando por Deus, Mt 7 v 21, Nem todo aquele que me diz Senhor,Senhor: entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. O apóstolo Paulo nos ensina que nos últimos dias surgiriam espíritos enganadores e doutrinas de demônios 1Tm 4 1-3, Amados, não creias a todo o espírito,mas  provai se os espíritos  são de Deus; 1 Jo 4v1a. Vamos tomar muito cuidado com os novos movimentos que tem surgido por aí; As heresias sempre começam com as “novas verdades”, que são as velhas mentiras.


BLOG: bíblianoblog.blogspot.com

EMAIL: prbruno_gomes@hotmail.com