terça-feira, 30 de agosto de 2011

AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE- ÉFESO

As sete igrejas do apocalipse- ÉFESO
Que fazer um breve comentário sobre as sete igrejas da Ásia, as quais o apóstolo João escreveu as sete cartas escritas no apocalipse, meu desejo é fazer uma série sobre essas cartas.

O apóstolo João quando recebeu essas revelações de Jesus Cristo estava preso na ilha de pátmos que significa mortal,vejamos; AP 1 1-5
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

O livro de apocalipse se divide em três partes, as cusas que vistes, e as que são, e as que hão de acontecer, essa divisão está escrita no versículo 19;

Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer.
O capítulo primeiro relata uma série de visões que correspondem às coisas que vistes;
Ap 1v 12-20; E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

Representando as ciosas que são estão relatadas nos capítulos 2 e 3, esses dois capítulos da apocalipse falam das sete igrejas da Ásia, se trata de um relato detalhado da situação de cada igreja. Esse relato também possui uma aplicação profética e doutrinária para a igreja de cristo na terra.

A terceira parte do apocalipse, as cousas que hão de acontecer, vislumbra acontecimentos futuros, pragas, juízos, besta, milenium, entre outras coisas mais, estão escritas do capítulo 4 ao 22.
Vamos representar cada igreja como um tipo de crente começando pela igreja de éfeso.

Éfeso: o crente sem amor

Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

A essência da mensagem de Cristo para a igreja de Éfeso é uma exortação. Seu alvo é o tipo de crente que precisa de renovação(Rm 12.1,2) e de voltar ao primeiro amor(v.4 e 5). O crente no primeiro amor quer passar para as outras pessoas  a alegria que ele está sentindo, alegria essa que o faz trabalha incansávelmente para cristo (Gl 6.9), ele sente a alegria da salvação. Quando perdemos essa alegria tudo se torna difícil, qualquer obstáculo por menor que seja se transforma numa imensa barreira, vamos quebrar hoje essa barreira sacudir a poeira e partir em direção ao alvo(Fl 3.13 e 14) para aquele que nos fortalece. A igreja de Cristo está cheia de pessoas frias, que não amam mas a obra de Deus, nem os pecadores, nem os próprios irmãos em Cristo leia as palavras do apóstolo Paulo a igreja de colosso,Cl 3.14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. Para essa mesma igreja de éfeso Paulo escreve Ef 3.17 Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, o apóstolo Paulo usa um termo de agricultura(arraigados) e um termo de arquitetura(fundados) para nos ensinar,estejam bem firmes e edificados em amor.Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos(Ap2.2).Essa declaração de Jesus indica que Ele conhece todas as coisas, Pv 15.3 Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Sendo assim, todo esforço, sacrifício e zelo na obra de Deus não são em vão, a respeito disso podemos afirmar que Deus não quer apenas a beleza de nossas obras, mas também a qualidade delas, 1Co 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. A igreja de éfeso era firme e perseverante nas provações e contra os falsos apóstolos v2, mas o nosso serviço para o evengelho só terá efeito positivo e duradouro se feito com amor, 1Co 13.1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
Nosso Senhor elogiou o trabalho, perseverança, paciência e o combate aos que se diziam apóstolos mas não eram. Todavia não podia permitr uma falta grave: o esfriamento do amor. O confronto com os falsos irmãos foi tão intenso que causou-lhes o abandono e esfriamento do ágape levando-os a agir sempre de forma rude, sem amor. Quando a igreja primitiva nasceu, o amor era o seu assunto predominante9leia At 2.42-47 havia socorro aos necessitados, oração, amor, comunhão). Preste atenção a declaração de Jesus Jo 13.35  Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. O primeiro amor é aquele amor puro, alegre, fervoroso, envolvente, perdoador, que recebemos quando abraçamos a fé em cristo.
Quando esse amor se esfria não temos mais tempo pra Deus e sua obra, fazemos as coisas sem temor ou compromisso, deixamos de sentir temor ao praticarmos aqueles pecados que consideramos pequenos ou quando os negócios dessa vida tomam por completo o nosso tempo e o tempo que era pra ser dedicado a Deus, Lc 12.20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lc 12.34 Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.Ap 2.5, aqui encontramos três passos importantes para a restauração do primeiro amor a saber: lembrança da experiência calorosa, arrependimento pelo pecado e a prática das primeiras obras. Reconhecer e valorizar o preço pago por nossas vidas, e tudo aquilo que Deus nos tem concedido por sua graça. É preciso descobrir onde falhamos pra não falharmos mais, reparar o nosso erro é muito importante Pv 28.13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. O terceiro passa é voltar ao serviço cristão, a devoção e submissão à palavra de Deus, fazer tudo o que fazíamos, mascom o amor renovado, Ag 2.9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Assim teremos direito ao perdão e acesso à vida eterna com Cristo Jesus nosso Senhor.
Ap. 2. 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

Que Deus nos abençoe.

Blog : biblianoblog.blogspot.com
e-mail:prbruno_gomes@hotmail.com