quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O nome de Jacó



TEMA: JACÓ E SEU NOME
TEXTO: Gênesis 25:26 ;27:34-36.
IDEIA CENTRAL DO TEXTO: Entender o real significado do nome Jacó.
OBJETIVO GERAL: Entender que o engano e a mentira não são o melhor caminho. A verdade sempre vence. 2 Co 13: 8.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Entender que Jacó não passou a vida inteira enganando, e que apesar de ter enganado foi influenciado a fazer isso.
TESE: Apesar de sermos falhos ainda há tempo para mudarmos e nos tornarmos uma referencia.
INTRODUÇÃO:
É comum ouvirmos pessoas dizendo que o nome Jacó (Yacov) significa usurpador, mas será isso verdade? É preciso ler dois textos para que essa confusão seja eliminada.
1.  O jogo de palavras:
O grande problema é que as palavras “calcanhar” (yaqev), “Jacó” (yaqov) e “enganador” ou “usurpador” (yaqav) possuem pronuncias muito semelhantes no hebraico. Esaú, após ser enganado por seu irmão diz: “não se chama com razão Jacó (yacov), visto que já por duas vezes me enganou (yaqav)?”. Na verdade o nome Jacó não significa usurpador como muitos ensinam. Esse nome tem sua origem provável na Mesopotâmia, provavelmente uma forma abreviada de yacov-el, que ocorre em inúmeros documentos antigos. Esaú faz apenas um jogo de palavras. É como se ele dissesse: “não se chama com razão yacov (Jacó), visto que já por duas vezes me yaqav (enganou)?”. Para complicar ainda mais, essas palavras se parecem muito com outra “yaqev”, que significa “calcanhar”. O “significado enganador” do nome de Jacó tem origem no jogo de palavras e na ira mortal de seu irmão Esaú.
Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai.
E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção.
Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção?
Gênesis 27:34-36
Poderíamos dizer que Yaqob (Jacó), que puxou o yaqeb (calcanhar) de Esaú e acabou se tornando seu yaqab (enganador).
2. Desfazendo a confusão, veja os textos abaixo:
Gn 25:26 - Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz.
'achar yatsa' . 'ach . . . yad . 'achaz . 'esav 'aqeb (calcanhar) . . shem . qara' ya'aqob (Jacó) yitschaq shishshiym shaneh ben . . yalad
Gn 27:36 - Disse Esaú: Não se chama ele com razão Jacó, visto que já por duas vezes me enganou? Tirou-me o direito de primogenitura, e eis que agora me tirou a bênção. E perguntou: Não reservaste uma bênção para mim?
. . 'amar . . . kiy qara' - shem ya'aqob (Jacó) . . . 'aqab(enganou). zeh pa'am pa'am . laqach . . bekowrah hinneh 'attah . . laqach . . berakah . . 'amar. . . 'atsal .berakah 

Deus de Abraão, Isaac, e Jacó! Por que tantas vezes o próprio Eterno e seus profetas continuavam chamando Yaqob de Yaqob e não de Israel? Porque Yaqob é um nome tão honrado. E como apesar disto, quem inventou que o nome Jacó quer dizer mentiroso e trapaceiro. "Deus de Abraão, Isaque e de um mentiroso e trapaceiro?" Deus é Deus de mentirosos e trapaceiros? O meu não é.

Não existe o som e nem a letra JOTA no hebraico. O nome real de Jacó é Yaqob, que em hebraico significa suplantador.
Calcar, pisar: Suplantar a grama, as folhas.  Prostrar aos pés o vencido; derrubar: Suplantar o adversário. Levar vantagem a, ser superior a; exceder, sobrelevar, vencer: Jacó suplantou Esaú e o anjo.
O Nome Yaqob, deriva, em hebraico da palavra “calcanhar”.
Ao contrário de seus pais, Yaqob antes de nascer, já lutava com seu irmão, que representava uma nação que não serviria ao Eterno. Esaú deu origem aos edomitas que foram um povo guerreiro por várias gerações, Israel governou Edom por longos períodos (2 Sm 8:14; 2 Rs 14). E lutava para conquistar uma posição que só seria consumada com luta, esforço e fé. O plano de Deus para ele envolvia um nascimento assim, para que seu caráter lutador e vencedor refletisse o Eterno, e para que seu povo refletisse o Seu caráter. Mais tarde Jacó lutou com Deus no vau de jaboque (Gn 32:28). Israel significa príncipe com Deus, aqui temos um jogo de palavras que carrega a ideia de luta e perseverança. Além de Jacó ter lutado, ele lutou como um príncipe.
3.  O temperamento dos irmãos:
Jacó era dotado de temperamento meigo e pacifico, e gostava de uma vida sossegada e pastoril. Diferente do seu irmão Esaú, que amava a caça, e era de caráter altivo e impetuoso. Não estou dizendo que Jacó era santinho, ela era irmão de Esaú, não precisava ter comprado a primogenitura de Esaú eles eram irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe, moravam na mesma casa, comiam na mesma mesa, e provavelmente Jacó também comia da caça que seu irmão Esaú levava pra casa, ele poderia ter dado o cozido para o seu irmão que morria de fome (Gn 25:30). Jacó aproveitou a instabilidade emocional provocada pela fome de Esaú, e comprou o direito de primogenitura. Mais tarde Jacó e sua mãe Rebeca, enganaram seu pai Isaque (Gn 27: 5-29).
4.  O plano de Raquel e a tragédia familiar:
Nos Vs. 12 e 13, Jacó percebeu que o plano de sua mãe se tratava de uma proposta de engano, e isso poderia resultar-lhe numa maldição pra sua vida, sua mãe não se arrepende do plano enganador, e aceita até receber essa suposta maldição se isso vier a acontecer. Além do engano, essa história também foi dirigida com mentira, Jacó pra receber a benção de seu pai precisou dizer que era Esaú, Vs. 19, 24. Jacó enganou e foi enganado, quando esteve nas terras do seu tio Labão, trabalhou sete anos por Raquel e recebeu Lia, seu tio sabia perfeitamente que não podia dar a filha mais nova (Raquel) antes da mais velha (Lia) como era de costume (Gn 29:25,26). Jacó teve que trabalhar mais sete anos por Raquel (Gn 29:27,28).
Ambos sofreram com a sua fraude, que destruiu a paz da família, e gerou inimizade mortal no coração de Esaú contra seu irmão (Gn 27:36 a 41). O ano de ausência (Gn 27:42 a 44), que Rebeca imaginou ser suficiente para abrandar a cólera de Esaú, prolongou-se numa separação de vinte anos entre Jacó e Esaú (Gn 31:41), e uma separação de toda vida entre Jacó e Raquel. Antes de Jacó voltar Rebeca já tinha ido para a sepultura, e provavelmente ferida de muitos desgostos.
Apesar de sua mãe ter sido a grande mentora desse plano, Jacó  aceitou enganar e mentir para o seu pai Isaque, um dos patriarcas mais importantes da história de Israel. Nessa história Rebeca é um péssimo exemplo de mãe, um tipo de mãe que protege e esconde os erros dos filhos enganando os pais, a bíblia dá instruções para a criação dos filhos (Pv:22.6; Pv:29.15). Depois de vinte anos nas terras do seu tio Labão, parece que Jacó se arrependeu e desejou se reconciliar com seu irmão, dando-lhe presentes e lhe chamando de senhor (Gn 32:3-6,13-21), com esses presentes parece que Jacó queria pagar o prejuízo causado a seu irmão.
Jacó não viveu a vida inteira enganando, ele errou como todos erram e pagou pelo seu erro, dizer que alguém que traiu, furtou, enganou ou mentiu num momento da sua vida o faz como tal para o restante dela é um erro gravíssimo. Todo ser humano tem a capacidade de mudar, principalmente quando Deus entra na história. Parece que foi o que aconteceu com Jacó de acordo com o que profetiza Oséias (Os 12:3-5), Deus dá testemunho de jaco como um príncipe que lutou com Deus, chorou e lhe suplicou no vau de Jaboque (Gn 32: 24-32). Esse texto de Oséias retrata a miséricórdia de Deus com Jacó quando este se arrependeu. Deus usa o exemplo de Jacó pra chamar Israel ao arrependimento e conversão dos pecados.
Conclusão:
Os profetas revelam o Eterno como o Senhor dos Exércitos. Aquele que vence, derruba e destrói seus inimigos. O ETERNO SUPLANTA SEUS INIMIGOS.
Podemos entender que o nome  Jacó significa: AQUELE QUE LUTA E VENCE.
Que coisa heim? Jacó não significa mentiroso, enganador, trapaceiro... Não! Significa, AQUELE QUE LUTA E VENCE!
Talvez a maioria dos cristãos jamais foram ensinados corretamente sobre o nome de Jacó. Antes, ouviram que Deus mudou a sorte de um trapaceiro mentiroso para aquele que luta com Deus. E isto é um erro e antes de mais nada um desrespeito com o próprio SENHOR e a Sua Palavra. Pela falta de entendimento se perece.
Pois o homem Jacó, além de pai físico para todo Israel, é pai espiritual para todos os que temem ao Eterno.

Leia os textos abaixo e veja como Deus cita o nome de Jacó:
Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Isaías 43:1
Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.
Deuteronômio 30:20
E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR.
Isaías 2:3
Mas quando ele vir seus filhos, obra das minhas mãos no meio dele, santificarão o meu nome; sim, santificarão ao Santo de Jacó, e temerão ao Deus de Israel. Isaías 29:23
E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.
Ezequiel 37:25
Jacó representa o povo vitorioso que Deus escolheu pra manifestar a sua glória e ser o seu representante na terra

Bibliografia:
Blog: numinosum teologia (Por Jones Mendonça)
Dicionário Bíblico (Editora Didática Paulista)
Bíblia de Estudos DAKE (ARC)
Almeida Corrigida e Revista Fiel












TRABALHO DE HOMILÉTICA- Sermão homilético





Por


BRUNO GOMES DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: