quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A Igreja de Cristo

Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele. (Ef 3:10-12) O termo ekklesia surgiu na Grécia antiga, quando algumas pessoas eram chamadas para fora da massa do povo com o objetivo de ajudar a resolver alguns problemas da pólis, questões de administração da cidade, seu surgimento foi aproximadamente por volta do século oitavo antes de Cristo. No grego clássico era empregada para indicar «assembleia», «reunião convocada pelo arauto», «assembleia legislativa». Em Atenas, essas assembleias governantes eram eleitas pelos seus concidadãos por determinado período de tempo. Portanto a «assembleia» pode ser legislativa, política, social ou religiosa. Nessa época a cada ano era feita uma espécie de “eleição” onde escolhiam um administrador, quem se destacou nessa época foi Péricles permanecendo no cargo por quarenta anos por ser um ótimo gestor. A preposição ek na palavra ekklesia “ser tirado de entre a massa do povo”; uma “assembleia dos cidadãos de uma localidade” traduz muito bem essa ideia. A igreja, portanto, são os eleitos convocados por Deus e tirados do mundo para fazer sua vontade. A igreja é a comunidade do Rei onde vivemos e refletimos o caráter de cristo, é também a ação poderosa de Deus para reconciliar consigo mesmo todas as coisas por meio de Jesus Cristo. É o agente do reino de Deus na terra para levar a mensagem do evangelho com o propósito de religar a Deus todas as coisas, e colocar todos os povos sob o domínio e liderança de Cristo (Ef 1:10). Ser igreja significa ser o corpo místico de cristo no mundo e para o mundo, é o meio pelo qual Deus se expressa no mundo. É através da ação evangelizadora da igreja que Deus reconcilia consigo a humanidade perdida (Ef 2:1). A igreja universal, mística, composta de todos os crentes de todos os tempos e de todos os lugares. Os quais aceitam Cristo como cabeça. Essa igreja é considerada como um organismo espiritual que tem Cristo por centro; e a união mística da igreja com Cristo se dá através do seu Espirito (Ef 2:18), e não devido a alguma organização. Portanto transcende a denominações evangélicas que defendem determinadas crenças ou governos eclesiásticos, (ver Mat. 16:18;Atos 9:31; I Cor. 6:4; Ef. 1:22; 3:10,21; 5:23 e ss,5:27,29,32; Col. 1:18,24; Fil. 3:6; I Tim. 5:16). Quando está em foco a «igreja universal», são utilizadas expressões como «a igreja de Deus» ou «a igreja de Cristo», ver I Cor. 1:2; 10:32; 11:16.22;15:9; 11Cor. 1:1; Gál. 1:13 quanto à expressão «igreja de Deus»; e Rom, 16:16 e I Tes. 1:1 quanto à expressão «igreja de Cristo». Outros nomes empregados são «igreja dos santos» (ver I Cor. 14:33); «igreja dos primogênitos» (ver Heb. 12:23); e «igreja primeira e espiritual» (ver 11 Clemente 14:1). O vocábulo grego figura nas páginas do N.T. por cento e quinze vezes. A igreja como agente do reino, indica que Deus deseja através do seu plano reconciliador usar pessoas (igreja) reconciliadas para agir de maneira que possa levar outras pessoas a se reconciliarem com Ele (2 Co 5:18,19) . Quando Jesus prometeu poder, ou virtude, aos discípulos em Lucas (Lc 24:49), essas palavras (virtude, poder) são interpretadas da palavra grega dunamys que significa gerador, poder de reproduzir-se, dínamo , ou seja, Jesus disse que a sua igreja seria dinâmica, ativa, estaria o tempo todo em movimento e jamais seria estática. Ser igreja é está trabalhando para o crescimento do reino. A igreja e a consciência do reino: A consciência do reino indica que a igreja precisa estar atenta e atuante em todos os seguimentos da sociedade. Como dizia Lutero: “um evangelho que não trata dos assuntos atuais não é o verdadeiro Evangelho”. Isso quer dizer que o evangelho por meio da igreja tem que exercer seu poder transformador na politica, nas artes, esporte, educação, economia, ciência e até servindo de apoio em caso de catástrofe natural (chuvas, enchentes, terremotos, fome e etc.), com a intenção de restaurar e consequentemente reconciliar com Deus todas as esferas da sociedade. A igreja nunca foi tão grande em número de seguidores de Cristo como nos dias de hoje, diante desse fato é preciso que a maior igreja da história se torne também a mais relevante. No inicio do século XX no EUA surgiu o Movimento do Evangelho Social, pensamento ético baseado na ideia de que Jesus conduz a história humana rumo a crescente cooperação entre homens. Modelos de Igrejas: A igreja como instituição é física e tem vida legal perante a sociedade, com seus direitos e deveres. Ela é burocrática, denominacional, e com suas configurações eclesiásticas, essa é a igreja organizada. A igreja como organização precisa trabalhar de maneira que favoreça o desenvolvimento e o crescimento da igreja espiritual, que é o organismo. Diferente da igreja instituição que é visível e estática, a igreja como organismo é o corpo místico de Cristo, a comunidade dos santos eleitos em Deus espalhada por toda terra. A igreja como instituição é individual em suas variadas configurações legais, eclesiásticas e denominacionais. Como organismo vivo é única em Jesus Cristo. se alguma área da igreja-instituição estiver prejudicando o desempenho da igreja-organismo deverá ser repensada, do contrário será difícil alcançar o aperfeiçoamento dos santos e a unidade da fé (Ef 4:12,13). Modelos de Igrejas a partir de 1975 É possível identificar pelo menos três modelos de igrejas a partir de 1975, são eles; modelos de libertação, modelos pentecostal-carismático e perspectivas trinitárias. Modelos de Libertação: Modelos de libertação porque tem o seu trabalho voltado para teologia da libertação, teologia essa articulada por Latino-americanos como Gustavo Gutiérrez, Juan Luis Segundo, José Miguez Bonino e o Brasileiro Leonardo Boff. Essa corrente traz uma reflexão para a igreja se devemos apenas dizer qual é a “doutrina correta” ou praticar a todos os homens o serviço cristão verdadeiro. Lutando contra todo o tipo de injustiça social, racismo, desigualdade, estruturas opressoras a fim de construir uma sociedade mais justa. Levar o indivíduo a liberdade e salvação reconciliando-o com o seu Criador, sem cargas nem fardos (Mt 11:28,29). Esse modelo de igreja tem tido êxito em comunidades cristas de origem popular entre os pobres. Modelos Pentecostal-Carismático: Esse modelo tem o seu trabalho baseado nos dons e no poder do Espirito Santo pra curar e libertar os homens, podemos dizer que é um trabalho “mais espiritual”. Os modelos de libertação começam o seu trabalho na área física pra obter em consequência a libertação espiritual, os modelos de libertação iniciam o trabalho no campo espiritual pra obterem consequentemente a libertação física. Para essas igrejas os dons são equipamentos (armas) para a evangelização, acreditando que cheios de Espirito Santo (batizados) vencerão os obstáculos e terão mais sucesso em sua missão. A igreja cheia de dons e do poder do Espirito Santo, divulgando as boas novas do reino, é um sinal histórico de que o fim está próximo, é o que afirmam os modelos pentecostal-carismático. Modelos de Igrejas com Imagem da Trindade: Nesses modelos a igreja é comparada a vivencia e atuação da Trindade. O que Deus fez na criação, o que faz por intermédio de Jesus Cristo e obra do Espírito Santo, e como eles se relacionam. Aqui a igreja deve ser uma “perichorise”, (interação mutua compartilhada), uma ideia de que ninguém está permanentemente sobre outras pessoas, todos servem e todos lideram, a atuação na comunidade é de acordo com o dom de cada indivíduo. Num momento subordinado, em outro supervisor, depende do dom que está em exercício. O apóstolo Paulo escreve algo parecido aos coríntios, leia: Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil (1Co 12:7). Uma verdadeira koinonia (comunidade) dirigida pelos dons, vivendo em amor e harmonia trabalhando para a redenção da humanidade. Quem lidera de maneira absoluta é o Espirito Santo. A igreja no plano de Deus: Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; (Ef 1:9,10) A palavra às vezes traduzida por “plano” ou “proposito” é oikonomia (Gr.), que vem da palavra que significa “casa”, “ família”. A figura de linguagem usada por Paulo é especialmente adequada, pois em outro momento ele se refere à igreja como “família de Deus”, oikeios (Ef 2:19). A igreja é a casa ou família que Deus como Senhor escolheu pra ser o principal instrumento do reino na obra de reconciliação. Engana-se quem pensa que Deus deseja restaurar apenas os humanidade caída, a bíblia diz que o propósito de Deus é reunir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra (Ef 1:9,10), tanto homens quanto natureza, e todas as coisas danificadas pela queda. Quando Deus colocou o homem no éden três mandatos foram dados por Deus; mandato espiritual, o homem sempre em contato com Deus; mandato social, o homem multiplicando-se sobre toda terra; mandato cultural, o homem desenvolveria suas culturas. Em todos os mandatos o homem deveria estar debaixo do governo de Deus, esses mandatos deveriam ser desenvolvidos com a cultura do reino de Deus. A queda quebrou a aliança e afastou a humanidade do seu Criador. A igreja como corpo de Cristo é o elo de ligação, ou melhor, de reconciliação em Cristo entre a criação e o seu Criador. A igreja é parte do plano de reconciliação executado, afinal a igreja teoricamente vive debaixo do governo e dos propósitos de Deus. Conclusão: Independente de qual seja o modelo de igreja uma coisa é fato, Deus nos chamou para uma grande obra, temos muito trabalho a fazer, Jesus disse que a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos (Mt 9:37,38). A igreja não é negócio nem lugar de cuidarmos de nossos interesses pessoais, somos uma comunidade harmônica chamada pra cuidar dos interesses do Rei e Jesus Cristo. A igreja é segundo o apóstolo Paulo o “mistério da sua vontade” pra execução do seu plano de restauração total que começou com Jesus Cristo. Que a igreja possa se levantar e cumprir o seu papel de agente de Deus no mundo lutando com beligerância, avante! Pr. Bruno Gomes

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